19/06/2024
Início » Bolsonaro diz que guerra pode afetar importação de potássio

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 4ª feira (2.mar.2022) que o Brasil corre risco de ter falta ou aumento de preço do potássio, produto utilizado principalmente como matéria-prima para fertilizantes. A preocupação é o avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia. O chefe do Executivo voltou a dizer que o país depende do potássio vindo da Rússia e defendeu a exploração do mineral em terras indígenas.

“Com a guerra Rússia/Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio (Economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância”,

escreveu em publicação em seus perfis nas redes sociais.

O presidente compartilhou vídeo de um discurso seu feito em 2016, quando ainda era deputado, em que defendeu o agronegócio brasileiro e a exploração mineral em reservas indígenas.

“Em fevereiro de 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei 3 problemas: o ambiental, o indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira (existem jazidas também em outras regiões do Brasil)”,

disse.

Ao cobrar soluções do Legislativo, Bolsonaro repetiu a defesa do projeto de lei (PL 191/2020), enviado pelo governo em 2020, que permite a exploração de recursos minerais e hídricos em terras indígenas por meio do incentivo ao desenvolvimento econômico nessas áreas. “Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas”, disse ao mencionar a proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *