27/02/2024
Início » Lula toma posse de 3º mandato a presidência da República

Brasil – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse no Congresso Nacional neste domingo (1º), vinte anos após sua primeira eleição. Além de apoiadores, estiveram presentes 65 delegações internacionais, ministros de negócios estrangeiros e enviados especiais.

A cerimônia para o início do terceiro mandato de Lula começou com o desfile pela Esplanada dos Ministérios. O presidente apareceu no Rolls-Royce presidencial ao lado do vice, Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja Lula da Silva e Lu Alckmin, esposa do vice-presidente.

Eles andaram com a cobertura do carro aberto e sem a tradicional cavalaria acompanhando o trajeto. Foi a primeira vez na história brasileira que um vice acompanhou o presidente dentro do mesmo carro. Tradicionalmente, o Rolls-Royce presidencial é utilizado pelo Chefe de Estado no desfile da cerimônia de posse entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional.

Segurança reforçada

O evento contou com uma vasta operação policial, com a presença de 15 mil agentes de segurança. Além disso, o porte de armas foi proibido em Brasília. Aplaudidos ao entrar no plenário da Câmara dos Deputados, Lula e Alckmin seguiram para o centro da mesa diretora para o início da cerimônia institucional de posse.

A condução da solenidade ficou por conta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Também estiveram presentes a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o vice-presidente do Congresso Nacional Lincoln Portela e Luciano Bivar, primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Pacheco iniciou a cerimônia homenageando Pelé e o papa emérito Bento XVI, pedindo um minuto de silêncio na solenidade.

Após a homenagem, os políticos se levantaram para o cantar o Hino Nacional. Lula prosseguiu fazendo a leitura do compromisso constitucional, prometendo-se a cumprir a lei e atuar em favor do povo. Em seguida, Alckmin também realizou o mesmo juramento. Com isso, Pacheco declarou Lula e Alckmin empossados como presidente e vice, às 15h06 deste domingo, 1º. Primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Luciano Bivar realizou a leitura do termo de posse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *