27/02/2024
Início » O que se sabe sobre apagão que atingiu 20 estados e deixou brasileiros sem energia

Um apagão atingiu diversos estados brasileiros na manhã desta terça-feira (15). Conforme noticiou o Conexão Política. Ao menos o Distrito Federal e mais de 20 estados do país foram atingidos.

Eis a lista: Acre; Alagoas; Amapá; Amazonas; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Goiás; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraná; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Rio de Janeiro; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins.

Houve um problema na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste, de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As causas da falha ainda estão sendo apuradas.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que implantará um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.

Em nota, integrantes do governo federal emitirem a seguinte resposta: “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que a falta de energia é “evento de grande porte”.

Já a Enel, por sua vez, registrou interrupção de parte da sua carga nos estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). Até o fechamento desta matéria (10h20), a energia ainda estava sendo restabelecida gradativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *