16/07/2024
Início » Um novo nome para representar a engenharia do Amazonas em Brasília

No Amazonas, ocorrerá em 19 de Julho as eleições de representante do Crea-AM para o cargo de Conselheiro Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com sede em Brasília-DF. Essa eleição dentro da engenharia, ocorre através de um revezamento entre os estados brasileiros e modalidades de engenharia, tendo em vista que são 18 cadeiras de Conselheiro Federal. Atualmente o Amazonas não tem nenhum representante como conselheiro federal, sendo assim será escolhido o profissional de engenharia, na modalidade Elétrica, para representar o Amazonas junto ao Confea pelos próximos 3 anos.

Dentre os três candidatos na eleição, juntamente com seus suplentes, para a surpresa dos profissionais da engenharia do Amazonas, surge um nome novo e desconhecido, o Engº Eletricista e Civil Major Fábio Huss, militar da reserva do Exército, que nunca foi candidato nos cargos do sistema Confea/Crea, se tornando assim uma opção de renovação e novas ideias para atender as demandas da classe profissional.

O Engº Fábio Huss, tem 44 anos, é filho de engenheiro e professora, estudou no Colégio La Salle e Colégio Militar de Manaus (CMM), posteriormente concluindo sua formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN-2001) e graduação em Eng. Elétrica no Instituto Militar de Engenharia (IME-2007), tem formação acadêmica de Eng. Civil e Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFAM, bem como pós graduação em Eng. de Segurança do Trabalho. Recentemente o engenheiro se graduou em Direito e obteve aprovação na OAB, se tornando também Advogado em 2024.

Como engenheiro militar do Exército, o Major Huss participou de diversos projetos e atividades na fronteira, através de fiscalização e execução de obras de geração e transmissão de energia elétrica, através de microusinas hidroelétricas, grupo geradores e plantas fotovoltaicas, no estado do Pará e também no Amazonas, servindo como responsável técnico na Comissão Regional de Obras/8, Parque Regional de Manutenção/12 e 2º Grupamento de Engenharia, em Manaus.

No âmbito da engenharia do amazonas participou do IBAPE-AM, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas e foi conselheiro estadual suplente, indicado pelo SENGE-AM, no triênio 2019 a 2021. Atuou também como professor de Engenharia Civil da universidade Nilton Lins.

Em março de 2024, o Major Huss deixou o serviço ativo do Exército, passando a integrar a reserva remunerada, podendo assim participar ativamente de projetos e atividades ligadas às demandas e ansiedades da classe profissional da engenharia. Sendo assim recebeu o convite e apoio na sua candidatura de grandes lideranças da engenharia local como Professor Sanches, Machadão e Engº Sandro Ramalho, ex-candidatos ao Crea-AM e Mútua-AM em eleições anteriores.

Segundo o Professor Sanches, ex-Diretor Geral da Mútua-AM:

“O Fábio foi meu aluno e orientado de TCC na Nilton Lins, onde ele foi o 1º colocado de sua turma de engenharia civil e de imediato convidado a lecionar lá no ano seguinte. Nós temos a mesma formação nas escolas e academias militares por onde passamos, juntamente com seu pai que conheci nos anos 70. Apoio a candidatura do Major Huss e peço voto aos meus eleitores tendo total consciência e tranquilidade de sua honestidade, caráter e elevada capacidade de trabalho em prol de nossa classe profissional.”, bem como também reforça o Engº Machadão, ex-conselheiro estadual do Crea-AM: “Servi e trabalhei diretamente com o Major Huss de 2016 a 2021 no 2º Grupamento de Engenharia do Exército, vi de perto sua capacidade de trabalho e conhecimento profissional da engenharia, ainda mais ele tendo a dupla formação como Engº Civil e Engº Eletricista. Não tenho dúvidas que o Major irá desempenhar e representar excepcionalmente bem nosso estado junto ao Confea”.

Sendo assim, o candidato a conselheiro federal Engº Fábio Huss,que tem como suplente o Engº Eletricista Lincoln Queiroz, se apresenta como um nome novo, com formação, experiencia, currículo e preparo, com forte base eleitoral de profissionais, apoio de lideranças na engenharia e chances reais de vencer as eleições do dia 19 julho, que ocorrerá de forma online assim como foi em 2023, podendo assim ser o novo representante da engenharia do Amazonas em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *