27/02/2024
Início » Wilson Lima lidera intenções de voto no 2º. Turno para o Governo do Amazonas

A 1ª. Pesquisa de intenção de votos da eleição de 2º Turno para o Governo do Amazonas mostra o candidato da situação Wilson Lima (UBr) na liderança com 54,50% da preferência do eleitor amazonense, contra 45,50% do peemedebista Eduardo Braga. A pesquisa foi divulgada hoje pelo Instituto Phoenix.

Para se chegar a esses percentuais, a pesquisa fez dois questionamentos: item 1 – “Em quem você votou para o Governo no 1º. Turno?” e item 2 – “Se seu voto foi no Amazonino, no 2º. Turno em quem você pretende votar?”. A distância no primeiro turno entre Wilson e Eduardo foi de 7,8%, mas no 2º. Turno aumentou para 9%.

Isso quer dizer que os votos de Amazonino não favoreceram Eduardo Braga, pelo menos até agora nesse início de 2º. Turno, pois a distância em relação a Wilson só aumentou. A tendência dos eleitores de Amazonino apoiar Braga não passou de expectativas.

Um outro inimigo mortal de Braga e o tempo, que agora a menos de 30 dias do pleito, está ficando cada vez mais difícil tirar a grande diferença de votos, que foi da ordem de 400 mil eleitores, no 1o. Turno.
Os percentuais da pesquisa referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – que não leva em conta a tendência dos indecisos.

DADOS DA PESQUISA

Pesquisa registrada no T R E- AM com o número 07859/2022 e realizada entre os dias 06 e 09 de outubro de 2022 com 1.255 eleitores. Assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A), a pesquisa foi encomendada pela empresa Distribuidora de Fécula Paraná e possui margem de erro de 2,8% e nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *