16/07/2024
Início » Alberto Neto e Marcelo Ramos comentam suposta manipulação em novas pesquisas eleitorais

Pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) comentaram sobre o resultado das últimas pesquisas eleitorais ao Poder Executivo da capital amazonense. Apesar de não citarem os nomes dos institutos, os comentários de Alberto Neto e Ramos ocorreram após a divulgação dos resultados dos levantamentos feitos pelo Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen) e Action, respectivamente, na segunda-feira e terça-feira (24 e 25/06).

Geralmente em 3º colocado em pesquisas de intenções de voto, Capitão Alberto Neto está em 4º lugar nas duas amostragens supostamente criticadas, enquanto o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), aposta do governador Wilson Lima (União Brasil) para a Prefeitura, ocupa a posição que pertencia ao pré-candidato da direita. Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Alberto Neto comentou que tem pré-candidato tentando “se colocar na disputa a todo custo”, até pagar os institutos para aparecer na dianteira nos levantamentos.

“Tem pré-candidato tentando usar as festas juninas para pular a fogueira e se colocar na disputa a todo custo. As pesquisas estão em queima de oferta no melhor estilo pague uma e leve três, ou melhor a terceira colocação. A verdade vem aí, esperem pra ver!”, escreveu Capitão Alberto Neto no X, na noite desta terça.

Já o pré-candidato do PT, Marcelo Ramos, chamou de “presepada” os dados das últimas pesquisas eleitorais. Ele também se manifestou no X e disse ser “constrangedora a tentativa de empurrar pra cima o candidato do governador”, neste caso o deputado estadual e presidente da Aleam, Roberto Cidade.

“Pesquisa em Manaus tá igual pedindo (sic) em restaurante: sai ao gosto do cliente. É constrangedora a tentativa de empurrar pra cima o candidato do governador [deputado estadual Roberto Cidade] que está empacado e tentar forçar a desistência do candidato do Bolsonaro [deputado federal Capitão Alberto Neto]. Quem tem os números reais se diverte com a presepada”, publicou Ramos na rede social.

As duas amostragens do Ipen e Action com os eleitores de Manaus mostram resultados similares na disputa à Prefeitura de Manaus. Além da troca de posições entre Alberto Neto e Cidade, o atual prefeito David Almeida (Avante) aparece disparado na liderança, enquanto o crescimento do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) reduziu drasticamente. O parlamentar continua no habitual 2º lugar, mas fora da margem de erro dos levantamentos para alcançar o chefe do Poder Executivo.

A subida de Almeida e a queda Mandel são mostradas nos dois cenários das pesquisas. Pela espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são informados aos entrevistados, e pela estimulada, em que as opções de pré-candidatos são mostradas aos eleitores. Em pesquisas anteriores, o prefeito e o deputado federal ficam constantemente empatados tecnicamente.

Mas os dados dos institutos que causaram a incredulidade dos pré-candidatos do PL e do PT foi a troca de posição entre o 3º e 4º colocados. Segundo os novos estudos do Ipen e Action, Roberto Cidade superou o Capitão Alberto Neto, enquanto em praticamente todas as pesquisas eleitorais anteriores os resultados eram inversos: Alberto Neto aparecia em 3º lugar e logo abaixo vinha Cidade, em 4º.

Em alguns levantamentos, os dois ficavam tecnicamente empatados, mas ainda longe dos líderes David Almeida e Amom Mandel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *