Uma empresa de marketing que publicou pesquisa apontando crescimento exponencial de Roberto Cidade, ultrapassando Alberto Neto no terceiro lugar na corrida à prefeitura de Manaus, tem contrato milionário com a Assembleia Legislativa do Amazonas. As informações são de Fábio Melo, do site Fatos Marcantes.
Segundo o TRE, a empresa Action Marketing e Pesquisas foi contratada para realizar uma pesquisa de intenção de votos em Manaus. Foram ouvidas 1.250 pessoas, e o pagamento pela pesquisa foi de 42 mil reais. Ela foi registrada sob o número AM-05195/2024.
Em relação ao primeiro e segundo colocados, não houve mudança de posições: David Almeida continua em primeiro e Amon Mandel em segundo. Mas, em relação ao terceiro e quarto lugares, a pesquisa registrou o pré-candidato Roberto Cidade à frente de Alberto Neto na pesquisa estimulada, com 12,9% das intenções de voto para Cidade contra 10,4% para Alberto. Um crescimento exponencial. Até então, em 99% das pesquisas, Cidade não passava do quarto lugar. A exemplo da pesquisa do instituto AtlasIntel, produzida em parceria com a CNN em abril, que trouxe Alberto com 17,8 % e Cidade com 15%, e a pesquisa realizado pelo Instituto Quaest em maio, que deu Alberto com 15% e Cidade com 8%.
O novo cenário colocaria Cidade como cabeça de chapa em uma suposta aliança do União Brasil com o PL. Tudo estaria certo, se não fosse por um motivo: o portal teve acesso exclusivo a documentos que mostram que a empresa Action Marketing tem um contrato de R$ 250 mil por mês com a Assembleia Legislativa do Amazonas. Do ponto de vista ético, isso levanta dúvidas sobre a seriedade do trabalho, como explica o advogado e professor universitário Eduardo Bessa.
“É no mínimo imoral você ter uma pesquisa feita por uma empresa ligada ao chefe do poder que está concorrendo como é o caso do presidente da Aleam, Roberto Cidade. Do ponto de vista da ética e da moralidade é algo que o Ministério Público precisa acompanhar”, disse Eduardo Bessa.
A homologação da licitação foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas em dezembro do ano passado. Considerando os últimos seis meses, a previsão é de que a empresa recebeu cerca de um milhão e meio de reais.
A assessoria de imprensa da Assembleia informou, por meio de nota, que o contrato da Assembleia Legislativa do Amazonas com a empresa A. F. Soares Marketing e Pesquisas de Mercado Ltda. tem como objeto a coleta de dados e pesquisa para a implantação do Observatório da Mulher contra a Violência no estado do Amazonas, por solicitação da Procuradoria Especial da Mulher, e que servirá como ferramenta de subsídio para o trabalho realizado no apoio a mulheres vítimas de violência em nosso estado. A Assembleia Legislativa do Amazonas não contrata pesquisas eleitorais. A pesquisa em questão foi contratada pelo grupo Diário do Amazonas.
Também tentamos contato com a empresa de marketing mas ainda não obtivemos resposta. Seguimos com o espaço aberto para manifestação.
Veja o Contrato e o Diário Oficial da ALEAM.