16/07/2024
Início » Se as eleições fossem hoje, Bolsonaro teria 12 pontos à frente de Lula na capital

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está à frente nas intenções de voto no Distrito Federal, de acordo com uma pesquisa recente divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 4. Se as eleições presidenciais fossem hoje, Bolsonaro teria 39,9% dos votos, enquanto o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficaria com 27,1%.

A pesquisa, que simula um cenário eleitoral, também mostra outros candidatos em potencial. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7,1%, seguido por Ronaldo Caiado (União) com 6,3% e Eduardo Leite (PSDB) com 3,2%. Com uma margem de erro de 2,7 pontos percentuais, esses candidatos estão tecnicamente empatados.

Embora as eleições presidenciais só ocorram em outubro de 2026, essa pesquisa serve como um indicador importante para as eleições municipais deste ano. A pesquisa também revela que 55,7% dos eleitores no Distrito Federal desaprovam a gestão atual de Lula, enquanto 40,4% aprovam.

O levantamento também analisou outros cenários. Em um deles, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece com 30,1% das intenções de voto, enquanto Lula tem 27,8%, o que representa um empate técnico. Neste cenário, Ronaldo Caiado tem 11,8%, Ciro Gomes 8,5%, Eduardo Leite 3,5% e Helder Barbalho 0,7%.

Apesar de Michelle Bolsonaro ser considerada uma candidata potencial à presidência, é mais provável que ela concorra ao Senado pelo Distrito Federal. Outra pesquisa do Paraná Pesquisas, também divulgada nesta quinta-feira, mostra que Michelle seria uma das favoritas para uma das duas vagas em disputa no Senado.

Outro cenário testado pela pesquisa incluiu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse cenário, Tarcísio aparece com 23,1% das intenções de voto, enquanto Lula tem 28,5%, configurando mais um empate técnico no limite da margem de erro. Neste cenário, Ciro Gomes surge com 11,3%, Ronaldo Caiado com 10,7%, Eduardo Leite com 3,4% e Helder Barbalho com 0,6%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *