27/02/2024
Início » Bolsonaro promete recriar Ministério da Indústria ainda em 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou nesta quinta-feira (26) que pretende recriar o Ministério da Indústria e Comércio, extinto em janeiro de 2019 quando ele chegou à Presidência da República.

“Foi uma solicitação que já estava madura e agora selou o seu final. Uma vez havendo uma outra oportunidade, ainda este ano, vai estar nas mãos do Lira a recriação do Ministério da Indústria e Comércio”, declarou o mandatário.

A fala foi proferida durante a solenidade de posse da diretoria da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG).

Após o anúncio do chefe do Executivo, Flávio Roscoe, presidente da entidade, agradeceu e disse que “estamos aguardando aí a sua recondução [à Presidência] para a recriação do Ministério da Indústria e Comércio com apoio aí dos nossos parlamentares e do presidente Arthur Lira”.

Instituído por Juscelino Kubitschek em 1960, o Ministério da Indústria e Comércio deixou de existir no atual governo federal, quando o órgão foi fundido com outros no Ministério da Economia, em uma promessa eleitoral de enxugar a máquina estatal.

Se confirmada, será a terceira recriação de um ministério desde 2020, e as pastas do governo chegarão a 24. No final de 2021, o Ministério do Trabalho, criado em 1930 por Getúlio Vargas, retornou ao governo federal. O Ministério das Comunicações também voltou à cena em junho do ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *