28/02/2024
Início » Embaixadores estrangeiros alertam que Lula pode afastar Brasil da comunidade internacional

Embaixadores de países ocidentais em Brasília avaliam que a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, em relação à guerra na Ucrânia, pode prejudicar o diálogo do Brasil com a comunidade internacional e, consequentemente, afastar o Brasil de líderes estrangeiros.

Chefes das principais representações diplomáticas já vêm descrevendo as falas de Lula como “irritantes”, “decepcionantes” e “infelizes”.

De acordo com um embaixador europeu, o ambiente global atual é de divisão geopolítica, tornando o espaço para protagonismo do Brasil menor do que em 2003 ou 2010. Ele acrescenta que é ilusório pensar que o Brasil pode manter uma relação equidistante do Ocidente e da China, sem a necessidade de fazer escolhas. Em algum momento, o governo precisará escolher de que lado fica mais próximo.

O diplomata critica a postura recente de Lula, que, durante sua visita a Washington, não criticou a China, mas direcionou ataques aos Estados Unidos, além de insinuar que a Casa Branca prolonga intencionalmente o conflito na Ucrânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *