28/02/2024
Início » Governador Wilson Lima encerra 2022 se consolidando como a maior liderança política do Amazonas

Amazonas – O ano de 2022 foi um ano surpreendente e promissor para o Governador reeleito Wilson Lima (União Brasil), que enfrentou com maestria todos os desafios neste seu primeiro mandato e agora o encerra com chave de ouro, sendo considerado a maior liderança política do Amazonas.

Wilson, que por muitos foi subestimado e em um certo momento foi considerado como ‘uma carta fora do baralho’ por analistas e políticos, conseguiu vencer o pleito deste ano com larga vantagem, se consolidou como o governador mais votado da história do Amazonas e ainda aposentou de vez Amazonino Mendes.

Os opositores, que agora praticamente se resumem a apenas ao senador Eduardo Braga (MDB), usavam a pandemia e maior cheia da história, que é um fenômeno da natureza, para descredibilizar a gestão de Wilson Lima, no entanto, o povo enxergou o quanto a nova política está fazendo o Amazonas evoluir e disse, mais uma vez, ‘não’ aos velhos caciques.

Agora que foi escolhido por 1.039.192 eleitores, Wilson Lima caminha para seu segundo mandato e já é tido como peça chave, pela sua grande influência, nas próximas eleições de 2024 e 2026.

Movimentações políticas

O governador Wilson Lima, logo após a sua vitória histórica, realizou movimentações consideradas inteligentes no tabuleiro da política. Primeiro ele reconduziu para chefiar o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), pelo período de dois anos, o procurador-geral do Estado, Alberto Nascimento Júnior.

Provando sua influência, Wilson Lima conseguiu emplacar o vereador Caio André (PSC), que é seu aliado, na presidência para Câmara Municipal de Manaus (CMM) no biênio 2023/2024.

Agora, acredita-se que a expectativa do governador é que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Roberto Cidade (UB), seja reeleito nas eleições da Casa que irá acontecer no dia 1º de fevereiro de 2023.

Além dos pontos citados, é importante ressaltar que pela primeira vez na história um governador tem um bom relacionamento com o prefeito de cidade. A aliança entre Wilson Lima e David Almeida, é vista como vantajosa para o desenvolvimento do estado Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *