28/02/2024
Início » Macron é reeleito para mais 5 anos como presidente da França

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito neste último domingo (24) para um novo mandato. Ele derrotou a candidata conservadora Marine Le Pen por 58,55% a 41,45%.

Após a divulgação da projeção que mostrou a vitória do mandatário, ele foi recebido por apoiadores que estavam reunidos nas proximidades da Torre Eiffel.

Ao discursar, disse reconhecer que os próximos cinco anos à frente do país não serão fáceis e que ele comandará uma França dividida e polarizada.

“Já não sou o candidato de alguns, mas [serei] o presidente de todos”, declarou. A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e encerrada às 20h (15h em Brasília).

Também falando a apoiadores, Le Pen reconheceu a derrota na eleição presidencial. Logo depois das primeiras sondagens que apontavam Macron como vencedor, ela se pronunciou.

“Nesta derrota vejo uma forma de esperança. Este resultado representa para nossos líderes e para os líderes europeus um desafio que eles não podem ignorar, assim como a aspiração por uma grande mudança”, afirmou.

De acordo com a direitista, é preciso focar nas eleições legislativas de junho e eleger para a Assembleia Nacional os deputados da sua base de apoio.

“O jogo ainda não acabou”, defendeu. “Estamos lançando hoje à noite a grande batalha eleitoral das eleições legislativas. E vou liderar esta batalha com todos que tiveram a coragem de se opor a Emmanuel Macron neste segundo turno”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *