19/06/2024
Início » Ministério da Economia prepara pacote de crédito e estímulo para empresas

O Ministério da Economia pretende anunciar nesta semana uma série de medidas de apoio às empresas brasileiras. Entre elas, o pacote de até R$ 100 bilhões de crédito prometido pelo ministro Paulo Guedes (Economia) a micro, pequenas e médias empresas.

O governo concederá garantias para esses negócios buscarem crédito nos bancos neste momento de retomada da economia. A ideia é estimular as empresas que faturam até R$ 300 milhões por ano neste momento de retomada da economia, mas também de inflação e juros altos.

Para isso, o Executivo renovará as garantias já depositadas nos fundos garantidores de crédito –FGI (Fundo Garantidor para Investimentos) e FGO (Fundo de Garantia de Operações)– na pandemia. A renovação será feita por uma MP (Medida Provisória), que está sendo finalizada pelo Planalto e deve ser publicada nos próximos dias. A medida não exigirá um novo aporte financeiro do governo, porque muitas empresas já estão pagando os empréstimos tomados na pandemia com suporte desses fundos, como os financiamentos do PEAC (Programa Emergencial de Acesso a Crédito) e do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *