23/06/2024
Início » 8 de 10 cidades brasileiras recuperam nível de emprego pré-pandemia

Cada vez mais o mercado de trabalho no Brasil demonstra que está se recuperando das duras medidas restritivas provocadas pelo fechamento da economia durante a crise sanitária da covid-19.

De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), oito em cada dez (80%) cidades do país já retomaram o nível de emprego registrado no período pré-pandemia.

A pesquisa foi feita com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na sondagem, analistas compararam o atual cenário econômico dos 5.568 municípios com fevereiro de 2020, um mês antes da chegada do coronavírus.

Conforme o estudo, somente nos últimos 12 meses, mais de 2,5 milhões de vagas formais foram geradas, fazendo com que as oportunidades de emprego tivessem um crescimento de 7,1% no período analisado.

Os estados brasileiros que mais recuperaram seus postos de trabalho foram Roraima e Santa Catarina, com saldo de 93% em suas cidades. No outro extremo, estão Amazonas (68%), Sergipe (68%), Amapá (69%) e Pernambuco (73%), que apresentaram os menores patamares de retomada.

“Os dados indicam um processo de recuperação gradual do mercado de trabalho formal em 2022. O mercado está mais aquecido nas cidades de médio e grande porte, especialmente as localizadas nas regiões Centro-Oeste e Sul do país. A reativação da economia é uma boa notícia para os municípios brasileiros pois antecipa a recuperação nacional, gerando crescimento da arrecadação”, diz trecho do relatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *