19/06/2024
Início » FGV: confiança da indústria brasileira atinge nível mais baixo em dois anos e meio

A confiança da indústria brasileira caiu com força em novembro e foi ao menor patamar em quase dois anos e meio. A movimentação ocorre em meio às incertezas das situações atual e futura, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (28).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 3,6 pontos na comparação com outubro, indo a 92,1 pontos, o pior resultado desde julho de 2020, amargando a terceira queda seguida em 2022.

“Há deterioração das percepções sobre a situação atual decorrente de uma piora da demanda e consequente aumento do nível de estoques, o maior desde o período de lockdown”, explicou o economista Stéfano Pacini, do FGV IBRE.

“Além disso, observa-se uma piora das expectativas para os próximos meses, possivelmente relacionada a uma desaceleração global prevista e um cenário econômico brasileiro de incertezas para o início do próximo ano”, acrescentou ele.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários acerca do momento presente do setor industrial, recuou 4,6 pontos, caindo para 91,8 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, caiu 2,4 pontos, para 92,6 pontos. Ambos foram em novembro ao menor nível desde julho de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *