27/02/2024
Início » OMS autoriza primeiro tratamento oral contra a Covid

A Organização Mundial da Saúde (OMS)anunciou a inclusão do antiviral molnupiravir na lista de tratamentos recomendados contra a covid-19. Trata-se do primeiro medicamento oral recomendado pelo órgão contra a doença.

Contudo, a OMS recomendou o uso do remédio apenas para pacientes com covid-19 que não desenvolveram formas graves da doença e que correm um alto risco de hospitalização — não vacinados, idosos, pacientes com deficiências imunológicas ou com doenças crônicas.

A agência governamental desaconselhou o uso entre crianças e mulheres grávidas ou lactantes. Produzido pela empresa alemã Merck, o comprimido tem de ser usado quando os primeiros sintomas do coronavírus aparecerem.

A OMS recomendou o consumo de quatro comprimidos (800 miligramas) do medicamento duas vezes por dia durante cinco dias, tempo habitual para o desenvolvimento dos sintomas da doença.

As recomendações são baseadas em dados obtidos de seis ensaios aleatórios envolvendo quase 5 mil pacientes. O tratamento de cinco dias com molnupiravir pode custar cerca de US$ 700 (cerca de R$ 3,5 mil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *