“Os indígenas devem ser colocados como parceiros do desenvolvimento e não ficar à margem”, defendeu coronel Alfredo Menezes, candidato ao Senado pelo Partido Liberal (P)L), em sua resposta à pergunta feita no segundo bloco no debate realizado pela Band News Difusora, na manhã desta segunda-feira, 29. Para Menezes, a riqueza está no interior do Amazonas e não existe um estado rico sem o fortalecimento de seus municípios.
Os esclarecimentos foram feitos pelo candidato ao ser questionado sobre a tramitação do Projeto de Lei (PL) 197 que estabelece as condições específicas para a realização da pesquisa e da lavra de recursos minerais e hidrocarbonetos e para o aproveitamento de recursos hídricos para geração de energia elétrica em terras indígenas e institui a indenização pela restrição do usufruto de terras indígenas que deverão ser submetidos à votação no Congresso Nacional.
Menezes respondeu, ainda, que se eleito vai defender, independente de quem quer que seja, os interesses das pessoas do estado do Amazonas porque vai ter a legitimidade e a representatividade para fazê-lo.
“Temos mais de 200 mil indígenas na região e eles têm o nosso respeito. Para se ter uma ideia, nenhum candidato que atua no Congresso Nacional aportou recursos de emendas para este público nos últimos 4 anos, pelo contrário, todos os investimentos para eles foram feitos diretamente pelo Governo Federal”,
defendeu.
“O Amazonas é um estado rico e é possível explorar essas riquezas de forma sustentável, mantendo a floresta em pé e atendendo aos interesses da população do estado do Amazonas. Não existe um estado forte sem o fortalecimento dos municípios do interior”,
completou o candidato.
Menezes aproveitou ainda para agradecer a oportunidade de fazer esclarecimentos aos ouvintes da rádio Band e por ter promovido um debate inédito para candidatos ao Senado. Ele destacou que é amazonense, ficha limpa, possui experiências exitosas no Exército e na iniciativa privada e, portanto, pede a oportunidade para representar o Amazonas, no Congresso Nacional a fim de apresentar resultados, diferente de seus adversários.
📷 Reprodução