23/06/2024
Início » Projeto social voluntário leva intercâmbio médico interestadual ao Careiro da Várzea

Com a proposta de fazer um intercâmbio de experiências e integração na área de saúde, acadêmicos de Medicina levaram atendimento gratuito à população ribeirinha e rural do município do Careiro da Várzea, distante 23,4 quilômetros de Manaus, no período de 9 a 20 deste mês. A ação inédita foi uma parceria da Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (Assago), professores e estudantes de Medicina de duas instituições da rede privada de ensino com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Careiro da Várzea e apoio do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM).

De acordo com o coordenador do projeto, professor Gilson José Correa, médico e Diretor Científico da Assago, o objetivo da ação foi proporcionar um intercâmbio de experiências e integração com ações de saúde, individual e coletivo, a população rural e ribeirinha do Amazonas, levando atendimento médico, ambulatorial e visitas domiciliares.

“Foi uma experiência inédita no âmbito social, ambiental e humanizado da medicina, onde nossos acadêmicos vivenciaram a forma plena da realidade amazônica. Neste primeiro evento, levamos quatro universitários de forma voluntária, acompanhados pelos nossos professores que são profissionais da área durante 21 dias de ação no município”, explicou Correa.

Os estudantes são dos 7º Período da Universidade Nilton Lins e Universidade de Vassouras (RJ). Eles realizaram atendimento ambulatorial, hospitalar e visitas domiciliares nas comunidades Marco Zero, Vila Municipal, Miracauera e Terra Nova, localizados no Careiro da Várzea, ambos acompanhados dos médicos e agentes de saúde que já realizam os atendimentos no Careiro.

O professor explicou que na primeira semana foi realizado atividade ambulatorial, hospitalar e visitas domiciliares nas comunidades Marco Zero e Vila Municipal. Na segunda semana, ele disse que foi feito imersão nas comunidades ribeirinhas de Miracauera e Terra Nova, tendo como base a UBS (Unidade Básicas de Saúde) Fluvial Pedro Figueiredo e UBS Alice Ferreira Guedes, oferecendo serviços de consultas médicas, odontológicas, de assistência social, além de exames como Raio-X, ultrassonografia e aplicação de vacinas.

“O projeto atendeu a finalidade e estamos felizes com os resultados. Nossa meta é levá-lo para outras cidades do interior do Amazonas para que nossos futuros médicos conheçam a realidade de cada cidade do Estado e possam tornar-se profissionais mais humanizados”, comentou.

A enfermeira e coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município do Careiro da Várzea, Bruna Amora, informou que a prefeitura deu todo suporte logístico para que o projeto fosse implementado e agradeceu as equipes pela organização. “Acolher os alunos de Medicina para conhecerem a realidade ribeirinha foi gratificante. Eles serão sempre bem-vindos, principalmente, por contribuírem para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde promovidos em nosso município”, destacou.

“Acolher os alunos de Medicina e proporcionar essa imersão foi um aprendizado mútuo e quem saiu ganhando foi a nossa população que pôde participar de vários atendimentos e deixar a saúde em dia sem prejudicar o sistema”, finalizou o secretário de Saúde do município, Herlon Carlos Santos da Silva.

A cidade do Careiro da Várzea faz parte da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e possui mais de 30 mil habitantes, segundo o IBGE.

📷 Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *