24/06/2024
Início » Flávio Dino diz que proposta de criação da Guarda Nacional está pronta

O governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília.

Além disso, deve ser aplicada medidas de atuação em operações especiais de terras indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.

Ao conceder entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite desta quarta-feira (25), em Brasília, Flávio Dino afirmou que a proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir disso, a medida deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula.

— Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação. Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim — pontuou o ministro da Justiça.

No tocante à ideia de federalizar a Segurança Pública do Distrito Federal, ele descartou qualquer possibilidade sobre o assunto.

— Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir — reiterou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *