19/06/2024
Início » Macron pode vir ao Brasil para participar de cúpula sobre Amazônia

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está empenhado em fazer com que Belém (PA) seja a sede de uma cúpula de presidentes de países amazônicos. O evento está previsto para ocorrer na primeira quinzena de agosto.

Para a solenidade, são esperados todos os chefes de Estado de membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — além do próprio Brasil.

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi convidado para estar na cerimônia. A Guina Francesa, localizada na América do Sul, abriga uma parte do bioma, motivo pelo qual o convite ao político europeu seria justificado.

A cúpula presidencial pretende abordar assuntos diversos e comuns entre os países da região, principalmente nas áreas ambiental, climática e de direitos humanos.

A intenção do encontro é firmar um acordo com o estabelecimento de uma agenda comum e relatá-lo à Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, num evento que acontecerá em setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *