23/06/2024
Início » Tesouro dos EUA proíbe transações com o BC da Rússia e impõe sanções a fundos do país

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (28) que está proibindo quaisquer transações com o Banco Central da Rússia, bem como com o fundo nacional de riqueza russo e com o Ministério de Finanças da Rússia.

Além disso, o Tesouro americano também impôs sanções contra o Fundo de Investimento Direto da Rússia, assim como a seu presidente, Kirill Dmitriev, que foi citado pelo Tesouro como um conhecido aliado do presidente russo, Vladimir Putin.

“Essa ação imobiliza efetivamente quaisquer ativos do Banco Central da Federação Russa detidos nos Estados Unidos ou por americanos, onde quer que estejam localizados”,

disse o comunicado do Tesouro.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros também emitiu uma licença geral para autorizar algumas transações relacionadas à energia com o BC russo, apontou o Valor Online.

Segundo a secretária do Tesouro, Janet Yellen, a ação vai “limitar significativamente a habilidade da Rússia de usar seus bens para financiar atividades de desestabilização”, e está direcionada aos fundos dos quais Putin e seus aliados próximos dependem para permitir a invasão da Ucrânia.

Créditos: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *